Doutrina de Cristo - Amor Difícil
“Não tenho nada contra ninguém, só não quero que me perturbem no meu direito...”
“É toma lá, dá cá.”
“Não quero nem saber; se me fizer qualquer coisa, vai ter troco.”
Talvez você já tenha dito alguma dessas frases ou uma variação delas. Provavelmente você seja partidário desse tipo de pensamento. Eu tenho uma novidade para você: Jesus Cristo trouxe uma doutrina diferente. Não é esse o tipo de ensinamento que Ele quer que você aprenda, e se você quer ser cristão, isto é, seguir a Cristo, não vai ser agindo desta maneira.
“Ué, mas ser cristão é ser besta?”
Sim. Chato, né?
Pois é. Ser cristão é ser besta. Foi essa a mensagem que Jesus trouxe. Vamos ver?
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
para que vos torneis filhos do vosso Pai Celeste, porque Ele faz nascer
o seu sol sobre justos e injustos.” (Mateus 5:43-45)
1. Você tem um colega de trabalho insuportável, que fala mal de todos, inclusive de você. Ele faz de tudo para denegrir sua imagem diante dos patrões, para poder se dar bem. O famoso “puxa-saco” de chefe. Um dia, você chegou atrasado, mas imediatamente tomou as providências para compensar aquilo; ou então tomou alguma decisão errada no serviço, ou fez algo diferente do que fora pedido. O seu chefe ficou sabendo e chamou sua atenção, prejudicando você. Depois você descobre que, na verdade, foi aquele seu colega que contou toda a história para seu chefe, delatando-o e ainda aumentando um pouco. O que você faz?
2. Teu chefe te marcou no trabalho e, embora você procure sempre fazer o melhor, ele sempre encontra defeitos em sua produção e procura sempre te prejudicar, apenas para encontrar um motivo plausível para te demitir. O que você faz?
3. Você tem um vizinho irritante, que adora fazer barulho. Ele dá festas no sábado à noite que vara a madrugada; faz reformas no fim de semana; briga com as pessoas na rua. Ele te incomoda bastante. O que você faz?
4. Você tem um patrão intransigente e arrogante. Ele paga mal os salários e ainda exige produção de primeira qualidade. Ultimamente, ele pegou o costume de pedir aos funcionários que façam horas-extras, mas sem pagar o valor devido por elas. O que você faz?
5. Um amigo te pediu dinheiro emprestado e não devolveu, já passando em muito o prazo. O que você faz?
6. Sua sogra tem sido cada vez mais frequente em sua casa, inclusive dando muitas opiniões, ‘metendo-se’ nas decisões familiares e discordando de suas próprias decisões. Seu cônjuge, por ser filho(a) dela, não consegue dizer-lhe não, e isso acaba prejudicando seu casamento. O que você faz?
7. Você colocou dentro de casa uma pessoa para ajudar. Quando ela foi embora, você notou que alguns pertences foram levados. O que você faz?
8. Todas as manhãs você abre a porta do seu apartamento e, no tapete de entrada, sempre tem fezes do cachorro de seu vizinho. Você já cansou de reclamar com ele, com o síndico, mas ele não se importa e deixa o cachorro livre para fazer o que quiser. O que você faz?
9. Seu vizinho costuma dizer que o cachorro dele é manso, e sempre passeia com ele solto. Ele nunca avançou em ninguém. Você tem uma criança pequena e sempre diz para ele que é perigoso, mas seu vizinho diz que isso é bobagem. Um dia, o cachorro acaba mordendo a criança e, na melhor das hipóteses, ela fica muito machucada. O que você faz?
10. Um ladrão foi roubar seu filho e, ao ir embora, atirou nele. Na melhor das hipóteses, seu filho foi para um hospital e ficou por lá muito tempo; na pior, ele veio a falecer. O ladrão foi preso e você chegou a vê-lo, face a face. O que você faz?
Jesus diz, no Sermão do Monte, em Mateus 5:38-48, a seguinte premissa: “Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”
Amar os inimigos é extremamente difícil! Não é somente suportá-lo, ficar calado nessas situações, ‘deixar para lá’. Não. É AMAR. E orar por eles. Não orar para Deus afastá-lo de você, embora isso seja honesto de sua parte e Deus vá compreender. Mas, sim, orar para Deus abençoar aquele que está te fazendo o mal.
É muito difícil ser cristão quando somos lesados e injustiçados! Nossa tendência é querer nos vingar ou ‘dar o troco’. Mas Cristo tem outro ensino. É isso o que significa ‘dar a outra face’.
a) Quando Jesus diz que, se alguém lhe tirar a túnica, deixa-lhe também a capa, ele está dizendo que quando você sofrer a situação hipotética número 7, não vá atrás de quem lhe roubou. Ao invés disso, deixa também para a pessoa algo além, para que também leve além do que já havia levado. (Mt. 5:40)
b) Quando Jesus diz que, se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas, ele diz que quando você sofrer a situação número 2, e teu chefe te obrigar a fazer uma hora-extra sem receber, ofereça-se para fazer duas horas-extras, de graça. (Mt. 5:41)
c) Quando Jesus diz para dar ao que te pede e não voltar as costas ao te deseja emprestado, quer dizer que mesmo que alguém tenha pedido e não devolvido, e te pedir novamente, ele quer que você ainda assim empreste, dê. (Mt. 5:42)
O que Jesus questiona aqui é a sua atitude cristã em fazer diferença. Qual a diferença seria entre cristãos e os perversos se só amássemos os nossos amigos e só fizéssemos o bem àqueles que nos fazem bem? Os traficantes de drogas, os assassinos, os bandidos dos morros, os estupradores de crianças, todos eles já fazem isso. Os traficantes de drogas cuidam para que seus filhos não se viciem, e quando possuem família, cuidam muito bem dela. Os assassinos protegem suas mães, suas esposas, seus filhos. Os estupradores de crianças e pedófilos muitas vezes são pais de família bem sucedidos, amorosos e cuidadosos. E todos eles fazem mal aos seus inimigos. Ai daqueles que tiverem coragem de fazer o mal a qualquer um que seja próximo a eles.
É isso o que Jesus quer destacar. A vida cristã é bem mais do que as frases no início deste artigo. Demanda esforço. O amor ao próximo vai além de amar somente nossos amigos e familiares.
Não estou dizendo que é fácil, ou que eu mesmo faça isso. É um caminhar diário com Jesus, pedindo a Ele que nos ajude a chegar ao patamar que Ele deseja, descrito em Mateus 5:48:
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.”
Você deve pensar: “Mas isto é impossível! Jamais seremos perfeitos como Deus!” E você está certo. Somos imperfeitos, egoístas, imaturos, incapazes de amar verdadeiramente os nossos inimigos. Mas Jesus quer que você, como prova de amor a Ele, se esforce nesse sentido. Afinal, você quer ou não ser um cristão de verdade?
Afinal, o que é ser cristão de verdade?
Se você acredita que o que te faz ser um cristão é frequentar uma igreja todos os domingos, participar de todos os trabalhos propostos nessa igreja, ofertar algum dinheiro, distribuir folhetos evangelísticos, vestir-se adequadamente conforme exige a doutrina desta igreja, saudar a todos com a “Paz do Senhor”, sinto muito te informar, mas você não está fazendo nada além do que os chamados por Jesus de “Fariseus Hipócritas” também faziam. Isso não te faz um cristão.
O que te faz cristão é justamente seguir a doutrina de Cristo, e esta doutrina implica, principalmente, no amor. Este amor não é qualquer amor: é um amor sacrificial, um amor como o amor de Cristo.
Que o Espírito Santo abra seus olhos e seu coração e lhe dê o entendimento necessário para compreender esta mensagem.
Que Jesus Cristo, o Filho de Deus, lhe dê forças e amor para amar seus inimigos e orar por aqueles que perseguem você, seja em que área de sua vida for.
Que o Pai Celestial derrame sobre você Suas misericórdias infinitas, para que você também possa compartilhar essas misericórdias com as pessoas à sua volta, fazendo, assim, a obra de Jesus no Reino de Deus.
E que Deus te abençoe!


Comentários
Postar um comentário