Doutrina de Cristo - O Reino de Deus



Jesus Cristo veio ao mundo para trazer o Reino de Deus a nós. Fazer-nos compreender essa doutrina celestial, em que somos parte de um todo, o Seu Reino. Mas, que Reino é este?

Muitos compreendem Reino de Deus e Reino dos Céus como sendo a mesma coisa, e que se trata tanto da igreja terrena quanto da Pátria Celeste, onde um dia iremos morar. Mas são duas coisas bem diferentes. Essa confusão se deu a partir de vários líderes espirituais que, após Cristo ser assunto aos Céus, criaram diversas doutrinas para ensinar seus liderados, os novos cristãos. Essas doutrinas são interpretações das palavras de Jesus, e serviram, especificamente, organizar o povo em congregações, para que abandonassem os antigos rituais dedicados aos deuses pagãos do Império Romano, e conduzi-los à adoração do verdadeiro Deus. Essas doutrinas compreendem duas coisas: as revelações do Espírito Santo e as interpretações de cada um. Assim como hoje muitas pessoas escrevem e pregam baseados na Bíblia, tendo como base para seus sermões tanto sua própria inteligência para interpretar os escritos através de estudos aprofundados, como a inspiração do Espírito Santo.

Quando somos inspirados e recebemos uma revelação de Deus, ela passa por nossa mente e por nossa própria interpretação. Isso é normal, visto que Deus criou nossas mentes com inteligência própria e livre arbítrio, e somos impulsionados a “resolver problemas”. Quando algo parece confuso, nossa mente impulsivamente tenta organizar. Quando uma revelação de Deus parece sem sentido, nossa mente é impulsionada a procurar o sentido e organizar de forma coerente. A isto damos o nome de “interpretação”. E esta interpretação se mistura com a própria revelação do Espírito, afinal, somos humanos, e ser humano compreende carne e espírito coexistindo. Por isso, quando tivermos qualquer dúvida, devemos recorrer às palavras de Cristo.

Estudando as palavras de Jesus Cristo, podemos encontrar a compreensão de Sua maravilhosa doutrina. Somos parte do Reino de Deus, que existe entre nós aqui na terra, e almejamos o Reino dos Céus, a vida eterna com Cristo. Vejamos:

“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, 
respondeu-lhes e disse: o Reino de Deus não vem com aparência exterior. 
Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.” 
(Lucas 17:20-21)

É na forma de como nos relacionamos com as outras pessoas que é estabelecido o Reino de Deus, e dependendo dessa forma é que fazemos ou não a vontade de Deus na terra. Assim como os discípulos tinham uma missão (Mateus 10:1-10), nós também a temos, que é proclamar o Evangelho de Amor e Redenção de Cristo e realizar as obras do Seu Reino como que para a própria pessoa de Jesus (Mateus 25:34-40).

Entenda uma coisa muito importante acerca do Reino de Deus. Não são as obras quem nos redimem. A redenção está, unicamente, em Jesus Cristo e na fé que professarmos nEle. Mas esta mesma fé, sem as obras, é morta, visto que todo aquele que ama a Cristo também ama ao próximo, e todo aquele que quer ser como Cristo (significado da palavra cristão) faz o que Ele mesmo fez por livre e espontânea vontade, como uma prova de fé, de amor e consequência da própria fé. Jesus Cristo nos fala que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Esse amor nos leva a realizar as coisas, e não somente falar. Amor não é somente sentimento: implica ação.


Não temos a missão de apontar uma igreja física (templo) para que você esteja dentro dela. Muito menos dizer para você não frequentar uma igreja física. Esta é uma opção pessoal e intransferível. Mas compreenda: não é esta opção que salva. A salvação não vem através da igreja, e sim através da fé pessoal em Cristo Jesus, independente da igreja. Cristo deseja salvar a todos e recebê-los no seu Único Rebanho, incluindo aqueles que frequentam igrejas.

Você pode optar por frequentar igrejas todos os dias em que houver culto, e seu coração estar vazio de fé em Cristo. Você também pode optar por não frequentar igrejas, ou visitá-las quando sentir vontade, mas a fé em Cristo estar firmada em seu coração. Esta é a diferença. É no coração e na fé em Cristo Jesus que reside a salvação, o que torna alguém ovelha ou não do Rebanho de Cristo, que transcende templos feitos por mãos humanas para satisfazer a necessidade humana de ter um lugar físico e algo palpável para adoração. Talvez essa seja a sua necessidade, e não há mal algum nisso. Isto não dá direito a nenhuma pessoa julgar aquele que não sente esta necessidade, mas apenas de adorar o Único Pastor e fazer parte deste Rebanho. Lembre-se: o poder de Julgar está apenas nas mãos de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é o Pastor que arrebanha suas ovelhas. Apenas Ele tem o direito e o poder de identificar entre os muitos que se achegam a Ele quem realmente é ou não Sua ovelha.

Nossa missão é esclarecer, de modo simples e fácil, o Reino de Deus e a doutrina de Jesus Cristo em seu Ministério. Nossa missão é mostrar o Evangelho de Jesus através deste blog, para que você, caso ainda não conheça esta doutrina de forma aprofundada, possa também fazer parte disto, encontrar-se dentro deste Rebanho, e, fazendo isto, contribuir também para o Reino de Deus através das boas novas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina de Cristo - Autocrítica

Contextualizando - Agentes Secretos