Refletindo - Mães Bíblicas Que São Tomadas Erroneamente como Exemplo



Vi inúmeros blogs e pregações nas igrejas por aí afora a respeito das mães, citando como exemplos algumas mães famosas da Bíblia. Mas será que esses exemplos são realmente bons exemplos para as mães? Vamos ver.


1. SARA




Sara era tida como uma mãe símbolo de fé (Hebreus 11:11). Por causa deste versículo, alguns teólogos colocam Sara como um símbolo a ser seguido de fé. Mas todos nós sabemos que ela, ao ouvir dos anjos que seria mãe, riu deles, pois já era avançada em idade e não mais menstruava. (Gênesis 18:11-12)

Além de rir, ela ainda negou que havia rido, pois ficou com medo do que o anjo poderia fazer. (Gênesis 18:15)

Depois, quando Isaque, seu filho, foi desmamado, Abraão deu um banquete. Neste banquete, o irmão de Isaque, Ismael, filho da serva egípcia Agar (aquela que a própria Sara deu a Abraão para que concebesse e lhe desse um filho), ele começou a zombar de Isaque. Então Sara, o "exemplo de mãe" citado por muitos, disse a Abraão que mandasse Agar e o menino Ismael (irmão de Isaque, filho de seu marido) embora. E ela disse isso porque NÃO QUERIA QUE ISMAEL USUFRUÍSSE DA HERANÇA DE ISAQUE. (Gênesis 21:9-10).

Sara não teve fé que Deus fosse fazer dos filhos de Abraão uma grande nação. Não era essa sua prioridade e principal preocupação. Ela estava com ciúmes, pois a herança de Abraão seria dividida entre Isaque e Ismael.

Abraão deu ao seu filho e a Agar somente um pão e um odre de água. Obviamente estas "provisões" não duraram muito, e Ismael ficou à beira da morte, tendo Agar se afastado, porque não aguentava ver seu filho morrer sem ter condições de fazer nada, e chorou em alta voz (Gênesis 21:15-16).

Se Deus não fosse misericordioso, Ismael teria morrido, porque Sara não foi misericordiosa.




2. JOQUEBEDE



Ela é citada como exemplo de mãe por ter escondido sua gravidez e a seu filho. Mas isto não é a completa verdade.

No capítulo 2 do livro de Êxodo, vemos que, na verdade, Joquebede não escondeu sua gravidez. Ela realizaria o ordenado pelo Faraó, que era jogar o bebê no rio, caso fosse um menino. O que salvou a vida de Moisés não foi o fato de sua mãe escondê-lo, mas o fato de ser um bebê muito bonito:

"E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, VENDO QUE ELE ERA FORMOSO, escondeu-o três meses." (Êxodo 2:2)

A pergunta que não quer calar: e se Moisés fosse feio?



3. ANA



Esta é tida como o exemplo maior de mãe na Bíblia. Por quê? A resposta de muitos é porque ela orou e se quebrantou diante do Senhor, e por ter dedicado seu filho, Samuel, a Deus. Mas vejamos o que realmente aconteceu.

Ana se sentia inferior às outras mulheres, principalmente à Penina, outra esposa de seu marido Elcana, e que lhe dera muitos filhos. Ela se sentia assim porque era estéril, e esta era a maior vergonha para uma mulher, segundo os costumes hebreus. Uma mulher que não tinha filhos não era considerada abençoada. Dar filhos a um homem é mostrar que Deus a abençoou, por isso ter filhos era tão importante.

Ana se sentia envergonhada, e mais ainda porque Penina a irritava, a provocava.

Então, Ana pediu a Deus que Ele lhe abrisse a madre e lhe desse um filho. Para ela não importava amar e cuidar desse filho, mas apenas que ela fosse mãe, e não tivesse mais essa vergonha. Tanto, que ela fez um voto a Deus. Se Ele lhe desse um filho, ela o devolveria como oferta a Deus (1 Samuel 1:11).

Isto é: se Deus desse um filho a Ana, ela não o criaria. Ficaria com ele apenas até o desmame, que seria na idade de sete anos, e depois o daria no templo para o sacerdote (verso 28).

Ana não é um exemplo de mãe, pois o que era mais importante para ela não era ter um filho, mas simplesmente não ter mais a fama de mulher seca e estéril. Para ela, não seria importante criá-lo, tanto que abriu mão disso antes mesmo de conceber. Para ela, a importância estava em TER O VENTRE FÉRTIL, pois assim, seria vista com mais respeito pela sociedade da época.

E só para lembrar, Ana só via seu filho UMA VEZ POR ANO, quando subiam ao templo para os sacrifícios anuais. E era neste momento que ela lhe dava de presente uma túnica. Provavelmente, Ana jamais desenvolveu uma relação de mãe e filho com Samuel.

Isso, de certa forma, foi importante para a vida do profeta, pois ele vivia unicamente para Deus, sem se apegar a familiares.

Mas lembre-se: Samuel foi um grande profeta. Mas Ana não foi uma grande mãe, pelo menos não neste episódio, já que ela foi mãe de outras crianças.



Isso não quer dizer que todas essas mães foram mães ruins a vida inteira. Claro que não. Mas elas não devem ser EXEMPLOS DE MÃES pelos motivos ERRADOS, e sim, pelos motivos CERTOS.

Por exemplo: Joquebede deve ter sido uma boa mãe para Moisés em seus primeiros sete anos de vida, antes de entregá-lo à princesa e depois que se apegou a ele por causa de sua beleza, ou ainda uma boa mãe para seus outros filhos, Miriã e Arão. Ana deve ter sido uma mãe muito boa para seus outros filhos, que vieram depois de Samuel.


***

Quem deve realmente nos servir de exemplo?


AGAR, A EGÍPCIA

Agar não pediu para ser mãe da descendência de Abraão. A falta de fé de Sara a levou a deitar-se com o marido de sua senhora e gerar dele Ismael. O ciúme de Sara a levou a ser expulsa do lugar onde viviam, e a falta de sabedoria de Abraão, que não se lembrou que ela levava com ela a semente de sua descendência, e deu para ela se sustentar (a si e a seu filho rapaz) apenas um pão e um odre de água. Tudo isso levou seu filho quase à morte. Seu filho desmaiou de fome e sede e, sofrendo, ela se afastou, pois como mãe não teve condições de ver seu filho morrer, mas não o abandonou: chorou e em alta voz clamou a Deus. E foi este clamor que Deus no céu ouviu e providenciou o sustento, para que Ismael não morresse, e fez com ela uma aliança, pois faria de Ismael uma grande nação.

Mesmo que tudo esteja parecendo ser o fim, clame a Deus. Mesmo que pareça haver morte, chore e, com seu coração em alta voz, clame, pois Deus ainda ouve você. Tenha fé que haverá um poço de água e a salvação para aquilo que parece estar morrendo. Creia, pois Deus tem misericórdia.


***

Cuidado com aquilo que você toma por exemplo em sua vida, e preste atenção nos textos bíblicos para entender o que realmente está lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina de Cristo - Autocrítica

Doutrina de Cristo - O Reino de Deus

Contextualizando - Agentes Secretos