Buscai primeiro o Reino de Deus



"Buscai, primeiro, o Reino de Deus, e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6:33



A mensagem de hoje traz um ensinamento de Jesus Cristo, nosso Bom Pastor. No versículo destacado, temos um contexto importante, o qual não deve ser deixado de lado. Por isso, vamos analisar a mensagem do "Buscai Primeiro o Reino de Deus" passo a passo.


1. Qual o Contexto?

Ansiedade.
Sim, este é o contexto deste versículo. As pessoas andavam ansiosas e preocupadas com seus bens, com o que ajuntavam para si, com o que iriam fazer, comer, vestir, com o que deixariam para seus filhos. Elas não queriam abrir mão de sua SEGURANÇA, e se preocupavam com o futuro.

Nós vivemos dias como estes. Todos estamos sempre preocupados com o que vamos fazer de nossas vidas, com nosso futuro, nossas finanças, nossas dívidas, nossa feira, nossas roupas, etc.

Mas Cristo nos ensina algo muito importante, nos versículos 31 e 32: que não devemos ficar ansiosos com essas coisas, pois Deus nos supre de tudo. Então, devemos ficar tranquilos.

Mas, por que este ensinamento?


2. Qual o Propósito?

Mendigo em frente a um convento em Pernambuco


Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.
Aí entramos no cerne desta mensagem.
Porque para entender este propósito, é preciso entender o que é buscar este Reino.

Se eu te perguntar - o que é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, o que você responderia?

a) Fazer o bem ao próximo
b) Orar, jejuar, cantar louvores a Deus
c) Ir à igreja sempre que posso e cultuar a Deus congregando com os irmãos



Se você respondeu a esta pergunta com as letras B e C, você não podia estar mais ENGANADO.

Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus não é ir à igreja todos os domingos, frequentar a escola dominical, cultuar com os irmãos dentro de um templo, se filiar a uma instituição religiosa, orar, jejuar, cantar louvores a Deus. Tudo isso faz parte de um RITUAL. E Deus quebrou rituais com a ressurreição de Cristo.

Os rituais são importantes?
Sim. Para aqueles que não conseguem adorar a Deus sem eles.
Mas eles SÃO O REINO DE DEUS?
Não. Nunca foram.

Então, o que é, exatamente, o Reino de Deus?



3. Como Fazer Isso?


Jesus Cristo nos mostra isso em todos os seus ensinamentos. Jesus faz vários comparativos do Reino de Deus em suas explicações. Vamos somente pontuar algumas:

Perceba que o Reino de Deus está relacionado a uma atitude pequena que transforma o todo. Plantar uma pequena semente de mostarda pode ser algo muito insignificante, mas muda uma paisagem, pois uma árvore frondosa nasce em seu lugar, muda a vida das pessoas que passam por ali e vão desfrutar de sua sombra, e ajuda aos outros, pois pássaros irão criar ninhos para si ali (Lucas 13:19). Colocar apenas um pouco de fermento na massa fará com que toda ela cresça (Lucas 13:21).

Assim é o Reino de Deus. Uma pequena atitude, que para você parece tão pouco, pode ser o "salva-vidas" de alguém. Você tem apenas dois pães, um para comer hoje, e outro para comer amanhã. Mas um vizinho seu está precisando de pão, pois não tem o que comer hoje. O que você faz?

a) Diz que não tem, afinal, você não pode ficar sem comer. Você só tem o suficiente para si.
b) Lamenta muito, mas vai orar pela pessoa, para que ela tenha o que comer.
c) Se você tivesse dinheiro, ajudaria mais.
d) Dividiria o pão que tem, pois amanhã Deus proverá.

Você pode até responder a letra D, mas Deus vê seu coração e o conhece melhor do que você mesmo. Você também pode responder que já deu o Dízimo e suas Ofertas na sua igreja, e sua igreja ajuda muitas instituições ou distribui cestas básicas. Mas é isso o que é fazer a obra de Deus e buscar primeiro o seu Reino?

Claro que não...

Estas pessoas que assim o fazem serão os últimos a entrar no Reino de Deus, pois nem perceberam ONDE ELE ESTÁ (Lucas 13:30).

O Reino de Deus está TOTALMENTE ligado à RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS.
Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não agir como Jesus explica em seu Sermão do Monte (Mateus 5) ou outros sermões. Tudo o que Jesus ensina tem a ver com a forma como você trata o seu irmão, ou o seu próximo, ou como você age com os outros.

O próprio Jesus mostra que o Reino de Deus não tem uma aparência externa (Lucas 17:20), nem está num lugar específico (Lucas 17:21). Portanto, o Reino de Deus NADA TEM A VER COM INSTITUIÇÃO RELIGIOSA OU COM RITUALISMO RELIGIOSO.

O Reino de Deus está na RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS (Lucas 17:21).

O Reino de Deus está relacionado à forma como você trata os outros. Buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça é justamente ajudar ao próximo, principalmente se ele tiver feito algo ruim para você, tiver te magoado. É cuidar daquela mãe idosa e doente, que te maltratou a vida inteira. É dividir o único pão que você tem com alguém que não tem comida, e esperar que a próxima refeição seja dada por Deus. É dar uma de suas duas camisas para outra pessoa que não tem nenhuma, e agradecer a Deus por ter uma camisa para vestir.

Por isso os que são mais RICOS não conseguem entrar no Reino de Deus.
Por que quem é rico, assim o é por ter AJUNTADO COISAS PARA SI.
Mesmo que ajude o próximo, sempre poderia AJUDAR MAIS, visto que tem DE SOBRA.

Já diz o ditado: "Os que menos tem são os mais generosos". E isso é verdade.

O Espírito que nos ensina e nos preenche quando nos entregamos a Jesus, isto é, o Consolador, o Espírito Santo, este nos dá ânsia de ajudarmos ao próximo, para que entremos no Reino de Deus. Isto Jesus fala em sua mensagem, quando da última ceia, em que diz que não beberá novamente do fruto da vide até que chegue o Reino de Deus (Lucas 22:18). Ele promete o Espírito Santo quando se retira dos seus discípulos, e, 50 dias após sua morte, o Espírito Santo é enviado no Dia de Pentecostes. É o Espírito Santo que traz o Reino pregado por Jesus (Mateus 12:28).

O Reino de Deus nada tem a ver com orar ou louvar ou cantar.
O Reino de Deus tem a ver com AGIR EM PROL DO BEM DO OUTRO.

Você deve estar pensando que esta mensagem prega a salvação pelas obras.
Você também está ENGANADO.

O Reino de Deus é para quem já é SALVO pela GRAÇA DE JESUS. Não tem a ver com salvação.
Há muitos que são salvos, mas não conseguiram ainda entrar no REINO DE DEUS. Estes entrarão no REINO DOS CÉUS.

Para estes, posso repetir as palavras de Jesus:
"Em verdade vos digo que os publicanos (ladrões cobradores de impostos) e as meretrizes (prostitutas) entram adiante de vós no Reino de Deus". (Mateus 21:31).



RESUMINDO


1. O contexto do ensinamento é a ansiedade e preocupação com coisas materiais. A partir do momento que eu paro de me preocupar com isso na minha vida, eu vou poder me desprender mais facilmente e ser mais generoso para com os outros.

2. A partir do momento que eu sou menos apegado, menos ansioso e menos preocupado, eu posso me desprender mais, eu estou preparado para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, ajudando ao próximo muito mais do que quando eu estou apegado ao meu "dia de amanhã". Assim, eu vou estar garantindo o meu dia de amanhã, pois Jesus promete que as coisas serão acrescentadas.

3. Assim, eu compreendo que o Reino de Deus não se trata de RITUAIS, ou de um lugar específico, como Cristo ensinou. Mas, na verdade, o Reino de Deus se trata de relacionamentos com os outros. Quando aprendo a perdoar, quando ajudo ao próximo, quando engulo minhas mágoas e faço o bem a quem me ofende. Tudo isso me faz entrar no Reino de Deus e vivê-lo plenamente. Assim, eu estarei fazendo o que Cristo disse: buscando o Reino dEle em primeiro lugar. Antes mesmo de uma reunião de oração na Igreja, ou de uma Escola Dominical, ou mesmo de um "ajuntamento solene", pois o Reino de Deus vem antes, em primeiro lugar, a um ritualismo.

Que Deus te abençoe, e te ajude a entrar no Reino de Deus.
Aquele que acha que já entrou, será o último a entrar...
Aquele que busca, acha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina de Cristo - Autocrítica

Doutrina de Cristo - O Reino de Deus

Contextualizando - Agentes Secretos