Conheça o Rebanho
Seja muito bem vindo ao Rebanho de Jesus Cristo!
Jesus é o Bom Pastor, Ele dá a vida por suas ovelhas. Cristo é o Único e Verdadeiro Pastor, e nós, Suas ovelhas, reconhecemos a Sua voz. Quando Ele nos chama, algo dentro de nós O reconhece. Cristo veio justamente para juntar o Seu Rebanho e para dar a vida por Suas ovelhas, a fim de que nós fôssemos libertos de maus pastores e de lobos, e ficássemos protegidos.
O que é preciso para fazer parte deste Rebanho?
Simples: Fé!
Basta crermos em Jesus Cristo e aceitarmos Seu sacrifício na cruz para nos redimir de nossos pecados. Nada além disso. O resto é consequência desta fé.
Algumas pessoas confundem Rebanho com igreja - aquela construção de alvenaria com muitos bancos para as pessoas se sentarem e ouvirem o que alguém, algum líder religioso, fala para elas acerca de Deus e das coisas de Deus. Isto não passa de um ritual, como tantos e tantos outros em outros estabelecimentos religiosos. O Rebanho é muito além disso.
Gostaria de exemplificar usando uma parábola contada por Jesus. Esta parábola encontra-se em João 10:1-18 (e você pode ver em sua Bíblia cristã, seja ela qual for - católica, evangélica, testemunha de Jeová, etc). Jesus Cristo é o Bom Pastor, o Único Pastor. Segundo Ele, qualquer um que tenha vindo antes dEle não era pastor: era ladrão e salteador.
Mas o que quero destacar aqui encontra-se no versículo 16.
"Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las;
elas ouvirão a minha voz; então, haverá UM rebanho e UM pastor."
Quando Jesus Cristo proferiu estas palavras, Ele havia vindo resgatar os JUDEUS, o povo que fora escolhido por Deus no Velho Testamento, os descendentes de Abraão, filhos da PROMESSA e da ALIANÇA. Jesus é a Promessa Cumprida, a razão desta Aliança, deste Pacto, a finalidade, o objetivo. Por isso veio primeiro para esse povo. Mas Ele deixa claro que tinha outras ovelhas, e que Lhe convinha conduzi-las. O Seu objetivo nunca foi ter VÁRIOS APRISCOS, ou ainda VÁRIOS REBANHOS, mas um Único Rebanho, um Único Pastor.
Quando Jesus completou Sua obra de Redenção na cruz, Ele uniu todas as ovelhas num único Rebanho através da fé e da pregação de seus discípulos e disseminação de Seu Evangelho. Hoje, não temos vários rebanhos, mas apenas Um Rebanho.
Quando as pessoas confundem o Rebanho de Cristo com igreja (templo e seus rituais), passamos a ter separações. Quando as pessoas passam a ver o Rebanho de Cristo com unidade, temos realmente apenas um Rebanho.
Agora vamos falar de IGREJA.
O vocábulo Igreja é utilizado no Novo Testamento da Bíblia para denominar a Noiva de Cristo. Isto se deve ao fato que Jesus também utilizou essa denominação para Seu Rebanho: Noiva. Ele se referia a si mesmo como o Noivo, e seu objetivo é o Casamento, ou Bodas, entre o Noivo - Cristo - e a Noiva - Igreja. A Igreja aqui nada mais é do que o Rebanho, em sua totalidade, como explicado anteriormente.
Está relacionado à referência de Jesus:
Jesus como Bom Pastor - somos o Seu Rebanho
Jesus como Noivo - somos Sua Noiva
Jesus como o Cabeça - somos o Corpo, onde cada pessoa é um membro desse Corpo.
Tudo está em UNIDADE, e não em SESSÕES. Não existem vários corpos de Cristo, vários rebanhos, várias noivas.
Congregação
Com o tempo, após a ressurreição de Jesus, os discípulos organizaram os novos cristãos a partir daquilo que aprenderam aos pés de Jesus e daquilo que já sabiam antes da vinda de Jesus, que eram seus próprios rituais de culto judeu. Com essa junção, criaram aquilo que hoje chamamos de igreja, e que eu coloco com letra minúscula para diferenciar. Esta igreja seria a congregação, a reunião sob o mesmo teto, de pessoas que professam a mesma fé. Isso era importante porque era uma religião nova, e as pessoas tinham necessidade de aprender. Elas só poderiam aprender mais sobre Cristo com os seus discípulos, pois nas Sinagogas não havia a aceitação dEle como Filho de Deus.
Mas Cristo não veio com o propósito de criar uma igreja. Ele veio reunir as Suas ovelhas em um só Rebanho. O próprio Cristo frequentou a Sinagoga judaica, e viajou por diversos lugares para arrebanhar suas ovelhas e pregar a boa nova, ensinando Sua doutrina, que é a Doutrina Santa a que seguimos.
Vamos à separação:
Igreja (com letra maiúscula) - Noiva de Cristo, formada por todos aqueles que creem em Cristo Jesus como único e suficiente Salvador. É também chamada de Rebanho, a união de todos aqueles que creem no único Bom Pastor.
igreja (com letra minúscula) - Templo feito por mãos de homens para abrigar rituais de culto de pessoas. Existem várias espalhadas pelo planeta, com diversas doutrinas diferentes. Mas elas não podem ser confundidas com a Igreja - ou Rebanho - pois não existem vários rebanhos ou várias igrejas. E também não podem ser identificadas como partes do Rebanho, ou muitas igrejas que formam A Igreja, pois há nelas também muitos que não fazem parte do Rebanho - como mostra o ensinamento de Jesus sobre o joio e o trigo - da mesma forma que existem pessoas fora delas que fazem parte do Rebanho.
Cristo - Senhor da Igreja (com letra maiúscula), Noivo, Bom Pastor.
A idolatria da igreja
Algumas pessoas sacralizam aquilo que não deve ser sacralizado. Por exemplo: suas igrejas são tão sagradas que chegam a confundir a adoração das ovelhas. As ovelhas devem adorar somente ao Bom Pastor, e não às coisas relacionadas ao ritual de adoração a Ele. Quando confundimos igreja (com letra minúscula) com Jesus Cristo, estamos agindo com idolatria, pois estamos substituindo e colocando a denominação ou ritual no lugar dAquele que deve ser o verdadeiro objetivo de nosso culto e adoração.
Isso acontece quando ir à igreja para alguns já é sinônimo de salvação, e estar frequentando uma igreja já é sinônimo de estar no Caminho de Deus. Crer nisso é IDOLATRIA.
Quando ainda confundimos esta igreja com A Igreja, estamos agindo com imprudência, pois muitos acreditarão que bastará frequentar um templo para se fazer parte do Rebanho de Cristo, o que não é verdade e também é IDOLATRIA.
Existem pessoas dentro dessas igrejas que são como ovelhas desgarradas, perdidas, pois estão perdendo sua fé. A diferença, o que nos faz pertencer ou não ao Rebanho, não está em frequentarmos ou não uma igreja física, um templo. Antes era assim. Mas Cristo veio mudar isso. Para fazermos parte da Noiva ou do Rebanho precisamos apenas CRER EM CRISTO.
Tudo está relacionado à FÉ EM JESUS.
Voltando ao Aprisco
Se você está desgarrado por estar perdendo a fé, estando frequentando ou não um templo cristão, cuide em voltar-se para o Bom Pastor, sabendo que haverá festa no céu por sua decisão. E sinta-se feliz por estar fazendo parte deste Rebanho, desta Igreja Única, aguardando como Noiva a volta de Jesus.
E da mesma forma que nem todos os que fazem parte de algum rol de membros de uma igreja estão garantidos fazer parte do Rebanho, nem todos os que se afastam dessa igreja física são APÓSTATAS. Julgá-los assim é ir diretamente contra a palavra de Jesus em Mateus 7:1 - Não julgueis, para que não sejais julgados.
Seja bem vindo à comunidade de adoradores do Deus Santo!
Bem vindo ao Rebanho!





Comentários
Postar um comentário